Grip
Quando você começa no tênis, tudo parece novo, com isso, esse post vem solucionar um problema pra você, explicar sobre Grip, overgrips e cushiongrips. Até porque são nomenclaturas difíceis com diferenças importantes entre elas.
De início, o grip, que também é conhecido por Cushion grip é a fita que vem junta no momento em que você compra a raquete, já quando falamos de overgrip é sobre uma fita bem mais fina que você coloca por cima do Grip.
Continuando, para que exista uma melhor fixação do Grip no cabo puro da raquete, ele vem de fábrica com uma forma mais adesiva para dar uma melhor aderência , diferentemente, do overgrip que não precisa dessa aderência toda, pois vai por cima do Cushion Grip.
Nessa linha, é possível pensar que a aplicação do overgrip é bem mais fácil que a do cushiongrip, já que é mais fino, sendo fácil manipular e é bem menos pegajoso, facilitando até que os iniciantes apliquem no cabo de suas raquetes.
Motivo para se usar essas faixas no seu cabo da raquete
Para começar, existe dois principais motivos para se usar o cushiongrip e o overgrip na sua raquete, sendo o primeiro pela aderência da fita para que sua mão não fique escorregando na hora de jogar com a raquete e nem que permita que ela caia com frequência e o outro motivo, que é causado mais pelo overgrip, é a absorção do suor da sua mão. Além do conforto que você vai ter, o que muda e muito a diferença do seus treinos e jogos.
Tipos de Cushiongrip e Overgrips
Os Cushiongrips tem basicamente dois tipos, o primeiro deles é o de couro que normalmente vêm nas raquetes pensadas mais nos atletas profissionais pelo custo de adesão, pois fixam melhor no cabo da raquete de forma que o tenista consegue sentir melhor as arestas das raquetes (as quinas) proporcionando melhor sensibilidade à empunhadura. É comum encontrar versões mais baratas também em couro sintético.
Sendo o segundo tipo de cushions são de material mais acolchoado, em que, alguns são com poliuretano e outros com feltro, para dar uma sensação mais acolchoada. Nesse caso, os cushions, variam também entre lisos e abrasivos (com ranhuras). Que tem como função deixar o cabo da raquete mais macio e grosso, a fim de manter o padrão de grip que vêm na raquete.
Agora, quando pensamos em overgrip eles têm dois tipos que variam entre lisos e com ranhuras. Sendo que os mais lisos são feitos pensado para quem gosta de maior aderência e os overgrips com ranhuras para quem sofre com suor excessivo nas mão na hora do jogo, assim, permitem maior absorção do suor.
As principais funções de um overgrip são: a de engrossar o cabo da raquete, deixar mais macio o cabo, dar uma maior aderência e facilitar uma secagem rápida para quem sofre com suor excessivo nas mãos.
Curiosidades de Cushiongrips e Overgrips
A primeira delas é o tempo de duração, em que um overgrip dura de 1/3 até 1/5 do tempo de duração de um cushiongrip. Ademais, um padrão normal no meio profissional é a utilização dos dois grips, o CushionGrip e o OverGrip juntos, tendo principal função absorver melhor o suor e pegar o melhor benefício de cada um deles.
Outro fator é que muitos tenistas profissionais têm suas raquetes balanceadas de fábrica e a falta do CushionGrip pode fazer bastante diferença nesse aspecto, já que se perdem algumas gramas no cabo da raquete alterando seu balanço.