Beach Tennis
Beach Tennis Às vezes um esporte pode ser criado na derivação de outro já existente e, com isso, surpreende os amantes de atividade física por sua irreverência e diversão na prática do jogo. Assim, uma modalidade que tem todas essas características se trata do Beach Tennis. Nessa linha, o Beach Tennis tem essas características, pois é um esporte que nasceu da derivação do frescobol, sendo seu local de origem a Itália, mais precisamente na província de Ravena (o que equivale a um estado aqui no Brasil) na década de 1980. Atualmente, o espo ...
Beach Tennis
Às vezes um esporte pode ser criado na derivação de outro já existente e, com isso, surpreende os amantes de atividade física por sua irreverência e diversão na prática do jogo. Assim, uma modalidade que tem todas essas características se trata do Beach Tennis.
Nessa linha, o Beach Tennis tem essas características, pois é um esporte que nasceu da derivação do frescobol, sendo seu local de origem a Itália, mais precisamente na província de Ravena (o que equivale a um estado aqui no Brasil) na década de 1980.
Atualmente, o esporte conta com mais de um milhão de praticantes que ficam espalhados pelo mundo todo, além de contar com regulamentação pela ITF – Federação Internacional de Tênis, isso mesmo, a mesma federação responsável pelo nosso tênis tradicional é também responsável por esse divertido e descontraído jogo. Nessa linha, a Federação Internacional de Tênis realiza diversos campeonatos pelo mundo todo e divulga de tempos em tempos o ranking dos principais atletas dessa modalidade esportiva.
O Beach Teniis conta também com uma federação própria, porém ela ainda é muito incipiente e não tem tanto renome como sua “Irmã” do esporte mais tradicional. Assim, o Beach Tennis é praticado pelo mundo todo, tendo exemplo de países loucos pelo jogo como: Itália, Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba, Austrália e Curaçao são alguns dos exemplos que esse esporte virou febre.
Beach Teniis no Brasil
Depois de citar alguns dos países que fazem parte da prática do esporte é claro que o Brasil não ia ficar fora, sendo um país tropical com o ambiente perfeito para o jogo e para o seu cultivo pelas praias brasileiras. Assim, quando o esporte é referido em terras tupiniquins dois nomes precisam vim à mente: Leopoldo Correa e Adão Chagas, sendo eles os idealizadores da prática esportiva no Brasil, levando a modalidade para todo o litoral brasileiro, sendo referência em cidades como o Rio de Janeiro, Santos, Fortaleza, Vitória, Vila Velha, Balneário Comburiu, Guarujá, João Pessoa, Natal, Maceió, Cachoeiro de Itapemirim, Porto Seguro, entre outras.
Com isso, é possível ver que o esporte só cresce por aqui e pra você que está achando que o Beach Tennis fica restrito a cidades litorâneas, está muito enganado, pois existe um centro de treinamento referência na América latina no interior de São Paulo.
Nesse viés, a cidade do interior paulista responsável por “profissionalizar” o Beach Tennis é Araraquara, com o seu famoso Play Beach Tennis, um centro especializado no esporte com alta tecnologia e com todos os tipos de praticantes, desde os que estão conhecendo o esporte até mesmo quem já está um bom tempo no ramo, com vasta experiência nas raquetadas na areia.
Dessa maneira, com o Beach Tennis se popularizando por todo o país e, ainda por cima, por contar com um centro de referência bem no meio do interior paulista, o Brasil se destaca no esporte á nível mundial e atualmente tem o posto de segunda melhor nação no ranking mundial da ITF, perdendo apenas para quem criou essa derivação divertida entre tênis e frescobol, a Itália.
Ademais, quando se fala individualmente no Ranking Mundial (ITF) de atletas, o Brasil é líder e vice-líder do ranking feminino com as brasileiras Joana Cortez e Samantha Barijan. Entretanto, no Ranking Mundial Masculino a história é outra, sendo o atleta Vinícius Font o primeiro brasileiro que aparece, ocupando o terceiro lugar, seguido pelo número nove no Ranking, o jogador Marcus Ferreira.
Por fim, mais uma demonstração que o Beach Teniis veio para fincar raízes no Brasil foi à criação da AJB (Associação dos Jogadores de Beach Tennis), que reúne diversos atletas e admiradores do esporte e tem como sua meta geral defender os interesses dos praticantes desse esporte tão divertido e cada vez mais popular.