Bola de beach tennis
O beach tennis é um esporte que surgiu há pouco tempo, mas que já ganhou um público bastante grande. Ainda assim, os novos praticantes têm dificuldades com algumas regras, como a bola de beach tennis ideal.
Para todos que estão iniciando a prática esportiva, acostumar-se desde cedo às regras corretas é o melhor, pois elas ajudam a entender as melhores condições para ele ser jogado. Por isso, aqui você vai ver qual é a bola de beach tennis correta.
O beach tennis
Antes de falar sobre a bola de beach tennis, é necessário entender um pouco mais sobre este esporte. Este esporte se diferencia de modalidades mais tradicionais, como o próprio tênis, e foi criado há relativamente pouco tempo.
Oriundo da prática do frescobol, o beach tennis tem características bastante interessantes, e que conquistaram um público bastante relevante. Veja algumas das principais curiosidades sobre este esporte:
Tem suas origens na década de 1980, na região de Ravena, na Itália
O principal órgão responsável pelo esporte é o mesmo do tênis, a International Tennis Federation (ITF)
Existe, porém, também uma federação própria para o esporte, a International Federation of Beach Tennis (IFBT)
O esporte já tem mais de um milhão de habitantes
Foi introduzido com mais força no Brasil a partir de 2008
A brasileira Rafaella Miller domina o ranking feminino da ITF em 2020
O que é a bola de beach tennis
Bom, dito isso, o beach tennis tem sim algumas similaridades com o tênis convencional. Alguns elementos básicos do jogo, como a presença de uma bola, da raquete e da rede deixam isso bastante visível.
Só que a bola de beach tennis não é a mesma utilizada na prática dos torneios convencionais do tênis. Isso porque as particularidades do terreno (a areia) e dos locais de quadra exigem que a bola de beach tennis seja diferente para melhorar a qualidade do esporte.
O que diz a regra
Seguindo nessa lógica, é importante entender qual a bola de beach tennis ideal a partir do entendimento da própria regra. Como o esporte é relativamente novo e também gerido pela ITF, pode haver alguma confusão.
Então, é bom deixar bem claro qual a bola de beach tennis certa, para evitar que você compre uma equivocada. Existem alguns modelos distintos de bolinha, mas a oficial para este esporte deve ser sempre a chamada Stage 2.
Isto é feito em função de variáveis como a pressão da bola, que influencia diretamente na velocidade, por exemplo. Veja algumas características da bola de beach tennis para aprender a identificar a correta:
Como dito, ela é do tipo Stage 2
Elas têm até 50% menos de pressão do que a bola normal
Isso as torna mais lentas, sendo, assim, ideais para o beach tennis
Elas são firmes, macias e têm uma grande durabilidade
De fácil identificação, suas cores são padronizadas, normalmente em amarelo e laranja
Ou seja, a bola de beach tennis tem menos pressão do que aquela do tênis convencional. Dessa forma, ela se adapta ao ambiente da prática deste novo esporte, ficando mais firme e mais lenta, tornando o jogo mais atrativo e facilitando para os atletas.
Especificidades e características
Dentro das regras, a bola de beach tennis também é definida quanto às suas características principais. Ou seja, as medidas e até mesmo as cores são predeterminadas na prática deste esporte. Veja as medidas:
Peso: de 36 a 46,9 gramas
Tamanho: de 6 a 6,86 cm
Rebound: de 105 a 120 cm
Forward deformation 1: 1,4 a 1,65 cm
Na hora de comprar a sua bola de beach tennis, confira se essas informações estão lá. As suas cores devem ser laranja e amarelo (poucas vezes variando para roxo ou azul ou verde), o que também ajuda a identificar.