Rolos de cordas para raquetes
Talvez um dos itens mais importantes quando o assunto é tênis, seja a corda utilizada na raquete do tenista e essa escolha deve ser muito bem pensada. Assim, para quem está iniciando no esporte, existe de cara um estranhamento, pois tem uma ideia geral de que a raquete já vem “pronta” , com as cordas alinhadas, porém, isso é um pensamento errado. Dessa forma, a corda deve ser colocada na raquete de forma separada (com exceção das raquetes de entrada) e existe uma infinidade de tipos de corda para todos os estágios do atleta e também para todos os bolsos.
Os rolos de corda costumam ter 200 metros de comprimento o que permite normalmente 18 passadas, ou seja, 18 encordoamentos. É comum ser adquirido por profissionais de encordoamento ou até por tenistas que preferem armazenar um rolo do que comprar sets individuais que são proporcionamente mais caros.
Nessa linha, hoje vamos falar os principais tipos de cordas para raquete, com o intuito de que você tenha uma ideia e ajude na sua compra quando for adquirir uma. Dessa forma, entenda qual tipo de corda é melhor para seu perfil, afinal de contas, nem todos tenistas são iguais, todos temos nosso nível de técnica, necessidades ou limitações físicas.
A corda Prokennex Poly Exp por exemplo é fabricada com poliéster, proporcionando potência, além disso possui um diâmetro que proporciona controle, sendo resistente à mudança de temperatura, contribuindo para uma melhor performance.
Já as cordas Wilson Sensation Plus são feitas de multifilamentos, pois possuem fitas metálicas externas que estão no núcleo de nylon, com alta elasticidade, assim permite que os jogadores tenham um maior controle das jogadas e contribuindo assim para um melhor desempenho.
Para os jogadores que já praticam o esporte há algum tempo e estão em um nível mais avançado, podem optar por cordas Luxilon Adrenaline 1.25mm, feitas de copolímeros e que são conhecidas por proporcionar maior durabilidade e um melhor desempenho do jogador.
Outra opção para jogadores de nível intermediário ou avançado são as cordas da Head Lynx Tour, que são feitas de copolímeros de poliéster, que se destacam por proporcionar um controle e spin, além de uma maior durabilidade.
Para os jogadores que buscam um maior potencial de spin, as cordas Babolat RPM Blast Rough são desenvolvidas em monofilamento e copolímero, e são revestidas de silicone, o que proporciona ao atleta um golpe mais penetrante.
Para os jogadores que querem uma maior precisão nas partidas, as cordas Luxilon Adrenaline 1.30mm são feitas com polímero cristalino líquido, que além de terem como característica a alta potência e precisão nos jogos são feitas com um material de alta durabilidade.
Ainda para ilustrar como o material é diretamente relacionado com o desempenho da raquete durante o jogo, no mercado se destacam também as cordas ProKennex IQ Hexa, que são feitas a partir de um copolímero de poliéster com rugosidade, que assim oferece um maior controle dos toques na bola e também uma maior durabilidade durante os jogos.
Com tantos materiais e tipos de corda para escolher na hora da compra, com diferentes elasticidades, diâmetros e características que vão refletir no desempenho do jogador, quando o jogador for escolher uma corda para comprar ele deve levar em conta o que está buscando em uma corda (um maior impacto, um maior controle ou uma maior precisão durante as jogadas), pensando também no material da corda, e ao escolher o rolo da corda que vai comprar também deve avaliar o melhor custo benefício, levando em conta a durabilidade e resistência das cordas.