Bonés e Viseiras
Quando falamos sobre esportes ao ar livre alguns cuidados extras devem ser tomados em relação aos esportes dentro de locais cobertos. Assim, produtos como protetor solar, óculos de sol e roupas com tecido especial para refletir os raios solares são essenciais para que sua saúde seja protegida. Porém, o que vamos falar hoje são de dois produtos essenciais que também auxiliam em esportes ao ar livre, sendo recomendados inclusive até por médicos para proteger possíveis lesões de pele, sendo o uso de bonés e o de viseiras.
De início, todos sabem que o Brasil por ser um país tropical, em qualquer época do ano, até mesmo no outono e no inverno, faz muito calor e o sol não dá nenhuma brecha. Com isso, todo cuidado é pouco para realizar sua prática esportiva com toda a segurança que esse ambiente exige, assim, o uso de bonés e de viseiras é essencial para proteger a pele do rosto e com isso também pode trazer alguns benefícios.
Nesse viés, vale lembrar algumas diferenças e benefícios de cada um deles, para ajudar na sua decisão na hora de escolher um dos produtos. Com isso, veremos agora alguns benéficos do uso de boné.
Primeiramente, eles são compactos, fáceis de transportar e cabem em qualquer lugar, mesmo que pequeno e tem a vantagem de não amassar. Nessa linha, são melhores que chapéus, por exemplo, pois alguns modelos podem amassar e não voltam ao seu formato original.
Outra vantagem do uso de boné é o fato deles ficarem seguros na sua cabeça, em outras palavras, não tem o risco de cair quando você for fazer seus exercícios ao ar livre, diferente de outros produtos com a mesma ideia que podem ficar frouxos e, dessa forma, ficam caindo durante seus jogos. Ademais, podem ser usados com o cabelo preso, o que é uma salvação para as mulheres, pois evita que seu cabelo tenha contato com o suor e para quem não possua cabelo é como um “protetor solar” para a cabeça toda.
Porém, em relação às viseiras, os bonés tem algumas desvantagens e limitações, sendo a primeira que sua aba só protege a visão na parte da frente do rosto, com o foco nos olhos e na testa e se utilizado ao contrário, apenas o pescoço ficará protegido dos raios solares.
Por fim, o boné não permite uma transpiração total do couro cabeludo como o necessário. Dessa maneira, deve se evitar o uso por um longo tempo, pois com a alta transpiração a pele e o couro cabeludo podem apresentar alergias. Sendo esse o principal motivo para se usar com moderação.
Depois de versado sobre bonés, vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens da viseira, que na realidade é bem parecida com o boné, mas o topo da cabeça fica descoberto e sua principal função é proteger o rosto e também os olhos dos raios solares, tendo seu uso recomendado durante as atividades realizadas com exposição ao sol.
Nessa linha, uma de suas vantagens é que a peça evita que o suor escorra pelo o rosto, descartando a necessidade de secá-lo a todo o momento. Podem ser encontradas em modelos e materiais diferentes, que melhor se adequarão a diferentes ocasiões.
Além disso, o principal benefício da viseira em relação ao boné é que ela permite a transpiração adequada na cabeça, pois sua passagem de ar diminui a sensação térmica de maior calor e, com isso, não tem perigo de causar irritações no couro cabeludo.
Todavia, seu lado negativo é o mesmo que sua vantagem, pois com a cabeça em contato direto com o sol pode causar queimaduras, por isso veja os horários adequados para a prática esportiva ao ar livre.